CONTRADIÇÃO ENTRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO E O PROCESSO DE CIRCULAÇÃO DE CAPITAL
Penso que em um mundo ideal para o capital, o tempo de circulação seria igual a zero, de tal sorte que a realização da mais-valia exibir-se-ia instantânea, vale dizer, o tempo para venda das mercadorias também seria nulo.
Todavia, o aumento da força produtiva do trabalho tende a aumentar o tempo de circulação do capital em razão do aumento do volume de mercadorias a serem vendidas, afora fazer a taxa de lucro decrescer de forma tendencial.
É por isso que as revoluções tecnológicas que vingam afetam a um só tempo os processos de produção e de circulação de capital, aumentando a força produtiva do trabalho e diminuindo o tempo de realização da mais-valia pela venda das mercadorias.
(POR LUIS FERNANDO FRANCO MARTINS FERREIRA, procurador federal)
Realmente. Cada grande inovação na produção tende a ser acompanhada por novas e mais eficientes formas de distribuição de seus produtos. Por exemplo, do vinil para o CD (consumível em muito mais lugares que seu antecessor), deste para os arquivos digitais, de consumo ainda mais facilitado.
ResponderExcluirMuito obrigado, Sérgio, pelo percuciente comentário, aproveito o ensejo para convidá-lo a escrever no meu blog, bem como para pedir ajuda na divulgação dele, grande e apertado abraço. Valeu!
Excluir