TESES SOBRE JUNHO DE 2013: SOBRE A EMERGENTE DEMOCRACIA HORIZONTAL.
1. A revolução microeletrônica, ou revolução no campo da tecnologia da informação, exerceu influência no próprio modo de produção capitalista com a robótica, por exemplo, que aumentou a composição orgânica do capital e provocou um decréscimo, portanto, nas taxas de lucro.
2. Ao mesmo tempo, tal revolução compensou a queda das taxas de lucro mediante o aumento da velocidade de rotação do capital, através de melhorias e incremento dos serviços como transportes e telecomunicações, no setor terciário da economia.
3. De 1 e 2 deriva que aumentou muito a proporção da população empregada no setor terciário (novas classes médias) em relação à população fabril do setor secundário.
4. De 3 deriva que as novas classes médias do setor terciário da economia, proporcionalmente em ascensão, tomaram certa dianteira política em relação aos trabalhadores fabris, o que restou patente nas jornadas de junho de 2013 no Brasil.
5. A nova forma de organização política horizontal do Movimento Passe Livre é típica das novas classes médias do setor terciário da economia, que por ora não emulam pelo poder estatal, mas pode e deve ser incorporada pela forma política partidária que efetivamente disputa o controle do poder estatal.
6. A forma política do partido tradicional está historicamente vinculada à luta de classes entre capital e trabalho, entre burguesia e proletariado, mas deve ser atualizada para incorporar os movimentos horizontais do setor terciário da economia e suas correspondentes classes médias em ascensão.
7. Já que o setor terciário da economia, a saber, a nova classe média organiza-se em movimentos políticos horizontais através das redes sociais da internet, seria preciso que o partido político tradicional de esquerda engendre sua própria rede social para atender demandas desse setor da economia, bem assim incorpore formas dinâmicas de democracia direta, que designamos “democracia horizontal”, nas suas redes sociais.
8. Denominamos “democracia horizontal” porque tais movimentos horizontais votam e pugnam por reivindicações e propostas concretas (democracia direta) e não em representantes e líderes políticos (democracia representativa).
9. O MPL, por exemplo, constitui forma de organização horizontal de democracia direta que vota e luta por reivindicações concretas na área de transporte público gratuito.
POR LUIS FERNANDO FRANCO MARTINS FERREIRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário