domingo, 18 de maio de 2014

STANLEY KUBRICK, DE MARX A NIETZSCHE.

SOBRE “2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO”


Espetáculo soberbo e de grandes pretensões intelectuais, o filme de Stanley Kubrick mostra, sob a sombra do Friedrich Nietzsche de “Assim falou Zaratustra”, o embate entre o homem e a inteligência artificial, no caso representada pelo supercomputador HAL, cujo nome deriva de “heurístico algorítmico”. Com efeito, eis mais uma película que nos impele à reflexão, o que, já o tenho suscitado, indica a importância de uma obra de arte. Sendo assim, vejamos:

Em filosofia, a metafísica deriva da ilusão consistente em conferir autonomia à alma ou espírito, em contraposição ao corpo. Tal engodo, por seu turno, radica na oposição entre trabalho e pensamento. Explico: a necessidade de produzir e reproduzir heterônoma e diariamente a vida material enseja nos indivíduos a ilusória sensação de que seu pensamento, ao contrário do corpo, é livre, de que derivaria sua suposta autonomia.

O materialismo histórico mostrou a metafísica da mercadoria, plena de “manhas teológicas” na contraposição entre valor-de-uso e valor tout court: se o primeiro aspecto da mercadoria serve para satisfazer necessidades humanas, o segundo serve, na sua abstração, apenas para a acumulação infinita de capital, a despeito daquelas necessidades humanas.

Esta contradição metafísica e “teológica” da mercadoria somente poderá ser sobejada pela abolição da propriedade privada dos meios de produção, enfim, do capital e da supressão das classes sociais, quando então uma forma de Inteligência Artificial supranacional, mundial, será capaz de planejar a produção e reprodução diária da vida material de tal forma a exigir de cada um conforme suas potencialidades, e dar a cada uma conforme suas necessidades.

Neste caso, fica superada a forma mercadoria do produto social e extinto seu valor abstrato, valendo apenas seu valor-de-uso, a saber, sua aptidão para satisfazer necessidades humanas, e é este aspecto que será submetido à planificação por uma Inteligência Artificial mundial. Com a suplantação das manhas teológicas da mercadoria, extinguir-se-á toda a metafísica em matéria filosófica, pois os indivíduos na sua inteireza, unidade de corpo e pensamento, restarão real e plenamente livres do trabalho heterônomo: valerão as reais necessidades dos indivíduos, e não as necessidades do capital, alienadas daquelas.

Mas o que Nietzsche diz com isso tudo? Ora, este pensador procurou terminar definitivamente com toda a forma de metafísica em matéria de filosofia, mas talvez seu super-homem (übermenschen) advirá somente com o comunismo, tal qual vaticinado por Marx e os demais materialistas históricos.

(Por Luis Fernando Franco Martins Ferreira)

DIVAGAÇÕES CINÉFILO-MARXISTAS

DOIS FILMES INSTIGANTES: OS HOMÔNIMOS “SOLARIS” DE ANDREI TARKOVSKI (1972) E STEVEN SODERBERGH (2002)


As duas películas em testilha, lastreadas no romance também homônimo do ficcionista polonês Stanislaw Lem, oferecem dois belos espetáculos visuais que inclusive despertam para a reflexão sobre alguns temas de jaez filosófico bastante inquietantes. Ousamos, neste singelo opúsculo, expor algumas reflexões assim despertadas.

Cediço é que trabalho e sexo consistem nas formas básicas de produção e reprodução, respectivamente, da vida material da sociedade e da espécie humana.

No primeiro caso, o marxismo colimou suplantar a alienação econômica capitalista mediante a substituição da sociedade política pela sociedade regulada, na formulação brilhantemente sintética de Antonio Gramsci: cuida-se de instituir a planificação econômica pela classe trabalhadora em superação da desordem caótica do capital, sujeita a crises periódicas e multiplicação da miséria.

Hodiernamente, a engenharia genética e a clonagem buscam sobrepujar o que eu denominaria “alienação reprodutiva ou sexual”. Explico: decerto os seres humanos reproduzem-se pelo sexo, mas o fruto dele não corresponde ao desejo dos pais, ou seja, é impossível prever exatamente como será o filho ou filha. A genética, manifestamente ou não, pretende resolver essa alienação.

O planeta “Solaris” dos filmes homônimos guarda a capacidade de materializar entes humanos já ceifados pela morte e que são queridos e desejados pelos protagonistas. É a utopia da genética, essa certa imortalidade do desejado, mas há problemas aí: o objeto do desejo, materializado, também é sujeito de desejos, sendo certo ainda que esse poder conferido pelo planeta Solaris aos protagonistas da película revela-se potencialmente indesejável.

A controvérsia sobre o poder impõe-se, destarte, não apenas na questão econômica, mas também na questão da reprodução da própria espécie humana.

O interessante dos filmes, demais disso, consiste em verificar que, no essencial, a exploração do espaço sideral pelos humanos representa, em verdade, uma busca não pelo desconhecido, e sim por um espelho, mas um espelho tocado pela imortalidade ou, ao menos, pela regeneração, como o fígado de Prometeu. Não por acaso, a estação espacial que orbita o planeta Solaris leva o nome dessa figura da mitologia grega.

(Por Luis Fernando Franco Martins Ferreira)

JOSÉ SARAMAGO

Para José Saramago.


Extensas digressões sardônicas
Enveredam por sendas imprevistas
E entrecortam o enredo alegórico
Destituído do silente ponto final
Mas pleno de vírgulas rumorosas
Que mantêm vibrante a música narrativa
E a melodia poética desse fôlego criativo
Com uma novela que contorce a tradição historiográfica
Enquanto outra fustiga as Escrituras Sagradas
Para que outra ainda ressuscite personagens literárias
De sorte que o conjunto da obra
Descortina-se uma única digressão
Que colima aquilo que poderia ser e que não é
Com divisar no porvir a utopia de um novo mundo

(por Luis Fernando Franco Martins Ferreira)

sábado, 17 de maio de 2014

FERNANDO PESSOA

Para Fernando Pessoa.


Nestes versos livres versando sobre poesia
Está a suprema veleidade metalinguística
Mas tudo vale a pena
Quando se cuida dessa pessoa
Que não se perpetuou em prole
Mas multiplicou-se na heteronímia
Com desinibir todas as potencialidades
Exaurindo todas as possibilidades
Da vida de um funcionário do comércio
Convertida em plenitude existencial
Em infinito universo inédito trancafiado em arca
Uma multidão escondida em um só
Pois à literatura cumpre precisamente isto
Deferir vida para além da vida
Histórias para além da história
Perenizar o mortal
E quão pequenos parecemos
Diante dessas pessoas

(por Luis Fernando Franco Martins Ferreira)

DAVID LYNCH

Para David Lynch.


Se a tela plana de uma pintura
Carece de profundidade
E a cena em movimento de uma película
Exibe apenas simulacro de tempo
Então o pintor natural de Málaga decompôs suas figuras em perfis
Enquanto este cineasta rompeu oniricamente
A identidade de suas personagens
Pois o roteiro cíclico de seus filmes
Ruma para o nada
Ausência de início e inexistente o fim
Em permanências movediças e princípios violados
Rostos e corpos convolam-se em outros tantos
E assim caminha a Humanidade que sonha
Nesse surrealismo cubista

(por Luis Fernando Franco Martins Ferreira)

sexta-feira, 16 de maio de 2014

JORGE LUIS BORGES

Para Jorge Luis Borges.


A bibliofilia poliglota confinada em bibliotecas
De uma vida que não foi
Mas viveu intensamente
Nos livros em que assimilou toda a História
O tesouro inteiro da literatura universal
E engendrou ficção elevada ao quadrado
Alinhavada em citações de obras imaginárias
Feitas de nostalgia daquilo que não aconteceu
E superou o próprio tempo
Condensando-se no Aleph
Primeira letra do alfabeto
Letra A de amor

(por Luis Fernando Franco Martins Ferreira)

FREUD E MARX

O legado londrino

Por Luis Fernando Franco Martins Ferreira


1.

Era manhã de uma segunda-feira ensolarada em Londres quando uma inusitada ideia impregnou o pensamento de Karl Marx naquele mês de julho do ano de 1882: visitar a sinagoga de Bevis Marks, fundada por judeus sefarditas no final do século dezessete, e que agora emulava pela predileção da comunidade hebraica londrina com o recente templo de Bryanstone Street.

Decerto essa nova sinagoga, erigida em 1866, estava mais na moda entre os judeus britânicos, mas para Marx isso não guardava a mais remota importância, pois a alcunha Bevis Marks exercia atração quase irresistível no imaginário do pensador alemão, máxime porquanto ver seu próprio nome engastado naquele singelo lugar sagrado era, para aquele ateu empedernido, no mínimo, motivo para chiste, o que muito se amoldava ao espírito perenemente escarnecedor e galhofeiro do sagaz senhor de sessenta e quatro anos de idade.

Munido da inseparável bengala, que já o acompanhava há alguns anos, não resistiu ao pensamento impregnado em sua mente e dirigiu-se então a Bevis Marks trajando um quase andrajoso casaco cinzento, de que tampouco se desvencilhava, nada obstante os veementes protestos de sua esposa Jenny. Figura difícil, aquele provecto indivíduo de alvos e longos fios de cabelo e barba, os quais lhe imprimiam na face uma idade ainda mais avançada que a real.

Chegando no endereço colimado, adentrou o recinto pouco iluminado da sinagoga e divisou de pronto que estaria sozinho caso ali não estivesse já sentado, em um dos escuros e delgados bancos de madeira dispostos em fila, um jovem e muito bem trajado cidadão que ostentava aparência de vinte e cinco anos aproximadamente, magro e de face também demarcada por densa barba com bigodes alongados mas, ao contrário de Marx, de um negro intenso que não contrastava com os exuberantes cabelos cirurgicamente aparados.

Sentou-se então de forma silenciosa, porém propositada, em um banco colocado precisamente à frente daquele em que estava o jovem, de tal forma que seus olhares não poderiam esquivar-se do encontro, ainda que fortuito. Todavia, no mesmo instante em que seus olhares entrecruzaram-se, Marx foi de repente tomado por uma crise de tosse que durou um relativamente longo lapso temporal, sendo certo que o rapaz sentado em lugar oposto ao seu, comovido com a cena, logo levantou-se para acudir o vetusto senhor. Ligeiro, com um copo de água na mão, dirigiu-se a Marx no inglês mais teuto-guturalmente contaminado com que este já se deparara: “Beba esta água, meu senhor, é bom para a tosse”.

O velho bebeu da água oferecida e a tosse acalmou-se, mas o acento da frase pronunciada pelo jovem de barba densamente negra despertou sua curiosidade, e então interpelou-o em língua alemã: “Muito obrigado, meu rapaz, porventura vens da Alemanha, minha terra natal?” “Não senhor, sou legalmente austríaco, conquanto nascido na Morávia e, como médico, tomo a liberdade de lhe indagar se já foi avaliado por um especialista. Esta tosse pode indicar algo mais grave, a epidemia de tuberculose é fato”, redarguiu o jovem também em alemão.

“Um médico judeu do Império Austro-Húngaro socorrendo-me em alemão em Londres, que sorte a minha! Que bons ventos o trazem a Bevis Marks, meu jovem?”

“Sinceramente, não sei bem ao certo, pois embora etnicamente judeu, não professo nenhuma religião, ao contrário, estou francamente inclinado ao ateísmo, meu caro senhor”

“Não acredito! Temos mais em comum do que possas imaginar, jovem, sou Karl Marx, a seu dispor, ateu até à medula dos ossos!”

“Muito prazer, senhor, Sigmund Freud, às suas ordens!

2.

Sigmund Freud e Karl Marx saíam da sinagoga de Bevis Marks, braços dados, o primeiro apoiando o outro, quando este encetou novo diálogo:

“Então, meu jovem doutor Freud, com que espécie de médico estou lidando? Que tipo de doenças estás apto a curar? Vejo que não se especializou em moléstias respiratórias”

“Não, senhor Marx, sou um novato médico neurologista, uma nova ramificação da medicina, mas interessa-me sobremodo a cura das neuroses, as patologias da psique. Sou, por assim dizer, quase um médico de almas, mas posso apostar, do que vejo, que minha especialidade não tem utilidade para vossa senhoria, cujo intelecto parece formidável”

“Engana-se, rapaz! Na opinião de muitos, sou um tipo de louco bem nocivo à sociedade, uma espécie subversiva que deveria estar trancafiada num manicômio! Se curas os indivíduos, minha pretensão consiste em nada menos do que curar a sociedade de uma afecção designada capital. Não é caso bastante para quem persegue a cura da psique humana?”

“Curar a sociedade! Soa bastante pretensioso, mas não vejo qualquer indício de insanidade em vossa pessoa, pelo contrário, parece-me que estou diante de um senhor extremamente perspicaz!”

“Muito obrigado pelos elogios rasgados, meu jovem, vossa simpatia somente sucumbe diante de vossa inteligência! Mas colho do ensejo para perguntar algo que já me ocorrera: o que vem antes, meu caro, a cura do indivíduo ou a da sociedade? Em suma, para curar o indivíduo é mister antes transformar a sociedade, ou o inverso é que sucede, a saber, a transformação da sociedade presume a cura pregressa dos indivíduos? O que lhe parece?”

Freud interrompeu abruptamente a deambulação de braços dados com Marx e, um tanto estarrecido, como se tivesse sido atingido por um dispositivo qualquer de efeito paralisante, respondeu, ainda imóvel:

“Nunca pensei em tais termos antes. É uma indagação bastante interessante, mas mais afeta a sociólogos e economistas do que a médicos, creio eu, aos quais, parece-me, interessam somente as afecções dos indivíduos, não as da sociedade”

“Caríssimo, temos muito a conversar. Dispões de tempo?”

3.

Avençaram então um encontro na manhã seguinte em determinado sítio do Hyde Park, para um passeio juntos. Marx confessara a Freud que dispunha de algo que certamente o interessaria, e que lhe entregaria no encontro matinal. Pela estatura intelectual dos envolvidos, tal caminhada no parque estava destinada a assumir uma natureza marcadamente peripatética, digna dos antigos filósofos atenienses, e, conquanto não registrada por nenhum historiador superveniente, legaria à cultura ocidental desdobramentos insuspeitos. Vejamos o que se passou.

A empatia tinha definitivamente envolvido aqueles dois espíritos inquiridores em atmosfera de deja vu. Era como se já tivessem desfrutado de um longo relacionamento prévio, tamanha era a confiança que os enlaçava.

Assim, chegaram exatamente ao mesmo tempo no lugar e horário previamente avençados, em assustadora sincronia. Marx portava uma sacola repleta de papéis manuscritos, enquanto Freud mirava aquele repositório com curiosidade quase incoercível.

Cumprimentaram-se cordialmente, Marx voltou a agradecer a ajuda socorrista e a atenção amistosa prestadas por Freud no dia anterior, dentro e fora da sinagoga, e então o velho grisalho estendeu a sacola ao jovem médico de barba viçosa dizendo:

“Eis aqui todos os meus manuscritos não publicados, abroquelando desde incursões na filosofia da história até investigações na seara da economia política. Estou deliberadamente legando tais papéis a vossa senhoria para que tire deles o proveito que lhes for atinente. Não sei porquê nem como, mas confio plenamente em vossa senhoria e gostaria de depositar em suas mãos meus rabiscos de toda uma vida, para que sejam estudados por alguém que se interessa pelo escrutínio dos homens” E acrescentou:

“Há aí inclusive uma obra acabada, pronta para publicar, que elaborei em parceria com meu fiel amigo Friedrich Engels, a qual destinamos à crítica roedora dos ratos. Felizmente, nem os ratos a quiseram, mas não tome isto como demérito, não estou de forma alguma comparando vossa senhoria aos asquerosos roedores”

Freud tomou sem hesitar a sacola ofertada, destacou alguns dos papéis nela inseridos e logo proclamou:
“Mas senhor, são garranchos ilegíveis! Vão me tomar um século para decifrá-los!”

4.

Conquanto bastante desapontado, Marx acenou afirmativamente com a cabeça e aquiesceu:

“Sim, minha letra é reconhecidamente terrível de decifrar, e a impaciência é característica da juventude, portanto não pedirei que os leia agora, mas quando fores mais experiente e avançado na idade, quando tiveres mais tempo disponível e a ansiedade for temperada pelos anos. De qualquer maneira, seria do meu agrado se vossa senhoria me permitisse dar um relato abreviado, uma síntese bem compacta do meu pensamento. Não tomarei mais do que alguns minutos em tal exposição, e estou plenamente convicto de que ela instigará bastante vossa mente materialista. Aceita?”

Naquele momento, Marx teve a nítida impressão de que a morte já o espreitava, pois não conseguia compreender direito porque estava empreendendo aquilo, não entendia muito bem o forte impulso que o induzia a transmitir seus conhecimentos a um jovem praticamente desconhecido, que o motivava tão visceralmente a compartilhar suas experiências com um moço que mal acabara de encontrar por mero acaso numa sinagoga londrina. A empatia que o atraía em direção àquele jovem médico ateu era quase inconcebível, mas o fato é que do esguio rapaz judeu austríaco emanava uma irresistível aura de intelecto superior, e parecia-lhe vivamente que ele representava a remansosa e desejada garantia de que sua obra, máxime a não publicada em vida, seria destinada à perenidade.

Freud concordou incontinenti, aduzindo em seu tom naturalmente cordial e gentil:

“Com todo o prazer, meu senhor, sou só ouvidos, tenho a manhã inteira para absorver vossa explanação, que me pode servir, posteriormente, de chave do segredo dos rabiscos, se me permite a brincadeira”

“Precisamente, esta é a intenção, meu rapaz, convidá-lo a singrar com ataraxia o mar de rascunhos que tens agora em mãos. Nada me faria mais feliz e satisfeito neste exato momento. Muito obrigado pela preciosa atenção”

Freud então convidou Marx a começar, a um só tempo, a deambulação e a exposição, pois o tempo e o lugar eram propícios a um passeio físico combinado com uma viagem intelectual.

5.

“Caro Freud, é preciso compreender acima de tudo como nossa civilização ocidental desmembrou-se no curso da história em três instâncias correspondentes a três camadas ou classes sociais distintas, a saber: trabalho, capital e Estado. Isso é essencial” Assim Karl Marx inaugurou a palestra peripatética no Hyde Park que tinha como alvo o jovem médico Sigmund Freud. E prosseguiu:

“Essa tripartição social mostra-se coetânea do momento de constituição dos primeiros Estados em sua configuração moderna, ocorrida no continente europeu durante os estertores do período conhecido como Idade Média, no século XIV. Até então, não vigorava distinção ontológica entre o Estado e a classe detentora do meio de produção então dominante, qual seja, a propriedade fundiária, correspondente ao modo de produção também hegemônico, essencialmente regido pelas leis da atividade agropecuária” Fez uma pequena pausa para retomar o fôlego e avançou:

“No que pertine à gênese histórica da propriedade privada dos meios de produção, no caso, da propriedade fundiária, basta reter, por ora, que seus dois alicerces são: em primeiro lugar, o trabalho, mediante o qual certo grupo ou indivíduo apropria-se de determinados meios de produção delimitados, transformando a natureza em objetos satisfativos de suas necessidades fisiológicas ou espirituais; em segundo lugar, a violência, por meio da qual tal grupo obsta a turbação de sua posse por outros grupos ou indivíduos, privando-os, destarte, da satisfação das respectivas necessidades com tais meios de produção já previamente apropriados. Ora, se na propriedade privada coletiva de meios de produção dos membros das comunidades primitivas, vale dizer, no impropriamente denominado comunismo primitivo, a contradição entre trabalho e violência ainda resta latente, na constituição do Estado escravista antigo ela se desenvolve e engendra, de um lado, uma classe de escravos que só realiza trabalho, figurando também como meio de produção; e, de outro, uma classe aristocrático-militar cuja única atividade consiste em extorquir o produto do trabalho escravo por intermédio da violência. Mutatis mutandis, o Estado feudal guarda a mesma natureza do escravista, distinguindo-se deste apenas de forma quantitativa, na proporção da menor extorsão do produto excedente aos servos da gleba, bem menos espoliados que os escravos”

Freud rapidamente percebeu aonde Marx pretendia chegar com este começo de exposição do curso da história, comentando: “Sim, senhor Marx, captei vosso desiderato. Quer me parecer que sustentais que as sociedades escravista e feudal constituem na verdade desdobramentos das contradições ínsitas aos indivíduos, consistentes na perene luta entre os impulsos construtivos e os destrutivos, entre trabalho e violência, entre eros e tanatos, etc.?”

“Sois mais esperto e rápido do que esperava, meu bom jovem, mas ainda não tenho a resposta a esta indagação. Permita-me avançar mais um pouco: então, é no seio das classes sociais dos senhores de escravos e, posteriormente, dos senhores feudais que os Estados, respectivamente escravista na antiguidade e feudal na Idade Média, arregimentavam suas lideranças a um só tempo políticas e militares. Tanto o modo de produção escravista quanto o feudal evolviam condicionados por contínua necessidade de expansão das fronteiras territorial e agrícola através de guerras de conquista: assim como o Estado, nesses casos, coincidia imediatamente com a classe latifundiária armada e em permanente beligerância, também a propriedade fundiária coletiva dessa classe identificava-se sem mediações com território estatal. As lutas de classe, portanto, exibiam conotação política imediata, porquanto dirigidas contra o próprio Estado-classe-dominante. Mas tal simplicidade esvai-se com o fim da Idade Média, quando irrompe o Estado em sua configuração moderna e, ao seu lado, duas instâncias inauditas na história: a classe burguesa e os partidos políticos. Se até então, nos Estados alicerçados sobre a propriedade fundiária, luta política e luta de classes coincidiam de forma imediata, a partir de agora, nos Estados modernos arrimados na propriedade mobiliária do capital, os partidos substituem as classes no proscênio da comédia social”

“Muito interessante”, exclamou Freud, conquanto ainda não compreendesse muito bem aonde aquilo tudo culminaria, e, na verdade, começasse a sentir uma ponta de tédio. Mas continuou atento àquele simpático e arguto velhinho cuja veemência no discurso era, no mínimo, divertida. Demais disso, logo fariam uma pausa já prevista para um ensaio de convescote com alimentos trazidos pelo próprio Sigmund, o que o animava sobremaneira.

“Pois bem, meu prezado doutor Freud, aprofundemo-nos um pouco: durante a época medieval no Ocidente, predomina a unidade entre política e economia, vale dizer, sobre uma base de incipiente divisão social do trabalho, a classe proprietária da terra extrai o excedente econômico da classe trabalhadora camponesa mediante o recurso extra-econômico da violência direta sobre esta última, a qual, no entanto, mantém a posse direta dos meios de produção. A nobreza medieval não guarda a posse direta da terra nem dirige diretamente o processo produtivo em ambiente de divisão do trabalho pouco desenvolvida e prioritariamente voltado à produção de valores de uso, onde a forma mercadoria apenas esboça seus primeiros ensaios nas fímbrias do sistema. A violência das armas da nobreza protege e garante a propriedade fundiária de tal classe, a qual não atua economicamente na produção direta da vida material da sociedade. Enfim, extração do excedente econômico e proteção da propriedade fundiária são exercidos mediante a violência das armas pela classe terratenente. O Estado feudal, assim, coincide com a classe nobiliária armada, e não há notícia da formação de partidos políticos nos moldes modernos. Com o advento da burguesia industrial, enfim, rompe-se completamente tal unidade entre economia e política, pois a classe capitalista fabril dirige efetivamente o processo produtivo e a atividade econômica, organizando a divisão do trabalho na fábrica e gerindo sua empresa no âmbito da divisão social e internacional do trabalho. A extração do excedente econômico, a mais-valia, reveste-se de natureza puramente econômica, eis que a burguesia industrial guarda a posse dos meios de produção , ao dirigir diretamente o processo produtivo. A proteção e garantia social da posse dos meios de produção de capital pela burguesia industrial, no entanto, realiza-se por meio de função diversa da direção da produção, vale dizer, diversa da posse do capital industrial: faz-se por meio da violência pública e estatal. Posse e proteção da posse dos meios de produção passam a constituir funções distintas, isto é, a extração econômica do excedente pela burguesia industrial distingue-se da proteção da propriedade do capital desta mesma burguesia pelas forças públicas do Estado: rompe-se então a identidade imediata ente Estado e classe dominante, característica do medievo ocidental” 

Fez outra pausa.

Freud pensou: “que loquacidade, como fala esse velho!” E Marx prosseguiu, inexoravelmente:

“Cumpre aduzir que tal Estado burocrático-militar, que se desincumbe da função de proteger e garantir socialmente, por intermédio das forças públicas, a posse e a propriedade do capital pela burguesia fabril, não foi inventado por tal classe: historicamente, a burguesia industrial deparou-se, em seu nascedouro, como o já desenvolvido aparelho estatal burocrático-militar, radicado em arcabouço tributário-fiscal público distinto da renda feudal privada. A história da formação desse aparelho estatal remonta à denominada Idade Moderna, em que avulta a figura do Estado absolutista, mas o que importa reter, por ora, é que a burguesia industrial, por seus atributos, não se confunde com o Estado, como ocorria com a classe nobiliária armada. Mas ela necessita da proteção deste Estado para garantia social de sua posse e propriedade dos meios de produção. Ora, tal disparidade resolve-se mediante a consecução de representantes da burguesia industrial na direção deste aparelho burocrático-militar. Daí o conceito de representação política e de democracia representativa eminentemente burguesa. Impende sedimentar que a direção do aparelho estatal e a direção do processo produtivo industrial consistem em funções socialmente distintas, ainda que um mesmo indivíduo possa exercer as duas. Para arregimentar seus virtuais representantes na direção do aparelho burocrático-militar do Estado, a burguesia industrial organiza-se em partidos políticos, instituições de conformação bastante recente e praticamente inexistentes em períodos anteriores à irrupção da democracia representativa de extração burguesa. É por isso que os conceitos de razão e de democracia estão associados na filosofia contemporânea, pois, com efeito, eles são coevos do nascedouro da burguesia industrial, pois esta classe necessita decerto de representantes no aparelho estatal e da racionalidade na direção do processo econômico. A razão, portanto, é atributo da burguesia industrial, a saber, da classe que representa o capital”
Freud respondeu, enfático: “Façamos nosso convescote, senhor Marx”

6.

Mas o estratagema freudiano para interromper temporariamente o inexorável fluxo do discurso marxista não vingou, pois o velhinho continuou sua dicção mesmo no intervalo para o convescote, asseverando:

“Durante a Idade Média, conquanto a nobreza detenha as armas da extorsão social, vale dizer, os meios de apropriação social, a classe trabalhadora servil ainda leva a vantagem de possuir diretamente os meios de produção e, portanto, de dirigir o processo produtivo, o que impõe limites ao saque dos beligerantes senhores feudais. Tanto que, nas fímbrias do feudalismo, exsurge um crescente e vigoroso comércio, nutrido da parcela do produto social que excede as necessidades vitais da classe trabalhadora camponesa. Tal excedente social também rende ensejo ao advento de uma divisão social do trabalho de que resulta a figura do artesão, o qual, sendo proprietário dos meios de produção, vende todo o produto do seu trabalho. Quando os meios de produção passam a pertencer à classe dos capitalistas burgueses, estes é que dirigem a produção e, via oblíqua, dominam o produto social, do qual é retirada a massa salarial da classe trabalhadora, após o desconto dos lucros, impostos, juros, renda da terra etc. Neste mundo de ponta-cabeça do capital, a porção mais sagrada do produto social pertence, em primeiro lugar, à classe armada, vale dizer, ao Estado, que, a rigor, nada produz, apenas apropria-se de parte do produto social. Conquanto o Estado, de fato, não figure como proprietário dos meios de produção, ele ainda mantém em seu poder os meios de apropriação do produto social, quer dizer, o monopólio da força das armas, o que lhe confere este caráter sagrado. Mas o fato é que a massa salarial da classe trabalhadora consiste no produto social depois de deduzidos, mais ou menos nesta ordem, os impostos do Estado, os juros dos banqueiros, a renda da terra dos latifundiários, o lucro industrial da burguesia capitalista, etc. Os impostos, os salários do funcionalismo público civil e militar, sua estabilidade no emprego, enfim, tudo o que deriva do bem público, como porventura é denominado o Estado, ostenta certa aura de intangibilidade e supremacia: a economia, a saber, os capitalistas privados enfrentam crises e ruínas, os trabalhadores experimentam o desemprego e mesmo a fome, mas o Estado, sobranceiro, permanece. À classe trabalhadora resta, enfim, o que sobra, o post festum” Desta vez a pausa foi relativamente longa mas, depois de um suspiro, Marx prosseguiu:

“Mas nota bene, meu jovem, no processo histórico do confronto entre os meios de produção e os de apropriação, entre o capital e o Estado, este último impõe-se, pois o espectro da classe trabalhadora sobre as classes ociosas oprime tanto o cérebro destas últimas que seus pensamentos estreitam-se até emergir com força irrefragável o brocardo: ‘Às armas, cidadãos!’ Cabe então à classe que vive da venda de sua força de trabalho aos detentores capitalistas dos meios de produção tomar de assalto o aparelho de Estado e, com ele, os meios de apropriação social, vale dizer, as armas. Somente assim os trabalhadores poderão garantir a retomada da posse e propriedade dos meios de produção social, suplantando a tripartição da sociedade em trabalho, capital e Estado. Isto é o que tinha a dizer-lhe”

“Uma epopeia e tanto, meu caro senhor Marx, mas o que a cura da psique humana guarda em comum com tudo isso?”, redarguiu o jovem Freud, quase ao mesmo tempo em que rasgava um cachorro-quente com a mesma voracidade de um leão dilacerando sua presa.

Nota bene, caríssimo moço. Volto a indagar: Foi o processo histórico de tripartição da sociedade que afetou a mente humana, ou, ao contrário, a tripartição da mente humana que determinou todo o processo histórico ulterior? Em outras palavras, a divisão da sociedade em trabalho, capital e Estado, característica de nossa era, já estava inscrita desde sempre nos indivíduos, ou, ao reverso, os indivíduos são o resultado desta tripartição? Vou agora adotar uma terminologia que lhe soará melhor aos ouvidos, própria das ciências biológicas: é a ontogênese que recapitula a filogênese, ou sucede precisamente o oposto?”

À Freud pareceu então que talvez o velho tivesse de fato algo a dizer, mas suas perguntas, conquanto interessantes, pareciam-lhe um tanto vagas e genéricas. Pensou então que ele poderia estar diante de um gênio ou, ao contrário, de um sofista, ou, pior ainda, de alguém com sinais de involução senil. Não soube responder, mas cuidou de comportar-se com o devido respeito e acatamento que a situação merecia, tratando o velho Marx com toda a cortesia do mundo. Dirigindo-lhe então a palavra, comentou:

“Meu caro senhor, temo que minha pequena experiência de vida e meus parcos conhecimentos em história possam obstar a plena compreensão de suas investigações e de seus questionamentos, mas por ora, sinceramente, não sei de fato o que lhe responder quanto a tais indagações, embora interessantes. Se me permite, gostaria de poder ficar um pouco mais de tempo com seus manuscritos, colimando, quem sabe, aprender um bocadinho mais de suas teorias”

“Mas meu jovem, os manuscritos são seus, já lho disse, faça deles o que bem entender!”

“Sendo assim, meu bom senhor Marx, fico-lhe muito grato, decerto arranjarei algum tempo para poder ler os manuscritos. Muito obrigado pela enorme confiança depositada em minhas mãos, mas tenha a certeza de que farei bom proveito deste inusitado legado”, respondeu Freud, sempre amavelmente.

Assim, prosseguiram com o convescote matinal no Hyde Park e passaram a conversar apenas sobre amenidades, de sorte que a empatia que os unira no primeiro encontro só fez crescer, e entre eles estabeleceu-se definitivamente uma boa amizade consubstanciada na ulterior correspondência entre Londres e Viena, que perdurou até o falecimento de Karl Marx em março de 1883, profundamente lamentado por Sigmund Freud.

7.

Corria o ano de 1938 e Freud, fugindo do nazismo, transferira-se com a família para a cidade de Londres.

A eleição de tal cidade como refúgio, nada obstante as diversas razões explícitas e conscientes, guardava uma motivação não declarada que somente veio a lume por conta de uma ideia que absorveu, certa manhã também ensolarada, a mente arguta de Sigmund: visitar o jazigo de Karl Marx no cemitério de Highgate.

Absorto em tal pensamento, Freud encaminhou-se na mesma manhã em direção à necrópole onde estavam inumados os restos mortais do bom velhinho que lhe transmitira um legado tão estranho quanto inolvidável. Havia muito tempo que o psicanalista lera detidamente, sob instruções por correspondência do próprio Marx, parcela dos manuscritos ofertados, sobretudo excertos do livro pronto para publicação, ao final deixado à crítica roedora dos ratos, que versavam especialmente sobre a teoria materialista da história, em que se sucediam os diversos modos de produção e reprodução da vida material da sociedade.

Depositou as flores que portava na lápide do pensador comunista e, ato contínuo, assomou-lhe à mente uma recordação extremamente viva e minudente do passeio peripatético que empreendera com Marx naquela remota manhã de julho de 1882 no Hyde Park, lembrando-se então com formidável clarividência de quase todas as palavras exaradas na ocasião pelo senhor de casaca rota e face oculta nos pelos brancos.

Incontinenti, o fluxo do pensamento de Freud tomou de chofre, diante da sepultura do velho amigo, o seguinte rumo:

“No curso da história, a superação do complexo edipiano pela introjeção da autoridade e a correspondente formação do superego nos indivíduos tem exercido o papel de cimento social dos vários e sucessivos modos de produção e reprodução da vida material da sociedade. A interdição do incesto e do homicídio, a saber, a repressão da sexualidade e da agressividade, funciona em todas as sucessivas formas de sociedade humana como elemento conservador das mesmas, mas em cada uma delas a superação do complexo de Édipo guarda uma incumbência e um significado diversos. Desde o momento em que o homem submeteu a outrem, escravizando-o, tal superação também consiste na persistência de uma situação de iniquidades, em que uma parte da sociedade trabalha e a outra vive da agressão sobre a primeira, extraindo mediante a violência parcela do produto do trabalho desta, de tal sorte que os impulsos de vida e morte, eros e tanatos, correspondem a classes sociais distintas. Na sociedade dominada pelo capital, a superação do complexo de Édipo, com a derivada constituição do superego, trabalha como dispositivo repressor da sublevação da classe trabalhadora, porquanto inculca nos indivíduos a proibição do parricídio, a saber, do assassinato do pai e, destarte, desempenha o papel de vedação da tomada do Estado, mediante a qual o proletariado acederia aos meios de produção e reprodução da vida material da sociedade, substitutos da figura materna na dinâmica edipiana”

E Freud ainda pensou: “Mas a tomada dos meios de produção pelos trabalhadores, abolindo a propriedade privada dos mesmos em uma revolução violenta, guardaria o condão de eliminar o impulso de agressividade dos indivíduos, seu instinto de morte? A superação do complexo edipiano seria despicienda para a conservação da sociedade comunista? Enfim, seria o comunismo capaz de instaurar um novo homem, eliminando o que certa vez designei o mal-estar na civilização?”

Respondeu, agora sussurrando consigo mesmo: “Não sei, mas creio que alguém ainda proclamará que seria necessária a extinção da espécie humana e sua substituição por outra melhor. Durma em paz, meu velho e bom Karl Marx, não incinerei vosso legado”

(Luis Fernando Franco Martins Ferreira, graduado em direito e história na cidade de São Paulo, é procurador federal da Advocacia-Geral da União)

EDWARD HOPPER

Para Edward Hopper


Cenas banais e comezinhas
De realismo pictórico insidioso e enganador
Engendram estranho desconforto
Com paisagens urbanas desérticas
Em ambientes fantasmagoricamente desabitados
Como uma cidade devastada por hecatombe
Que aniquilara os habitantes
Mas poupara os edifícios
Onde agora medram espectros e quimeras
Que aterrorizam o espectador
Pelo insuportável solipsismo
Das personagens que remanesceram
Teratologicamente confinadas
Em sua assombrada incomunicabilidade

(por Luis Fernando Franco Martins Ferreira)

quinta-feira, 15 de maio de 2014

ALBERTO GIACOMETTI

Para Alberto Giacometti.


Criação humana
A linha reta
Fruto do pensamento abstrato
Dos antigos geômetras do universo plano
Desforra-se de seu criador
Que ora se exibe em sua humanidade
Precisamente como linha reta
Abstrata
Desenhada no papel
E os traços rabiscados pelo artista
Nos seus desenhos de figuras humanas
Auferem autonomia para suplantar o suporte plano
Cada linha traçada convolando-se em indivíduo
Pleno em sua essência
Como uma linha reta tridimensional
O homem agora é um rabisco
Em sua vida por um fio

por Luis Fernando Franco Martins Ferreira

VINCENT VAN GOGH

Para Vincent van Gogh


Na fungibilidade das cores
Onde prevalece o amarelo do ouro
Cor do dinheiro
Radica a conversibilidade das figuras
E na dissociação entre cor e forma
Situa-se o artista limítrofe
Entre o figurativo e o abstrato
Entre os tempos antediluvianos e o capitalismo
Mas o gênio do universo pictórico
Não logrou êxito no amor
Nem converteu quadros no vil metal

(por Luis Fernando Franco Martins Ferreira)

PINA BAUSCH

Para Pina Bausch


A sensualidade exibe-se provável
Em corpos chamuscados
Encerrados em mônadas
Sequiosas por solidão
O pas de deux impõe-se
Onde imperava outrora
O solista virtuose
De quem emanava o inefável do indivíduo
Mas a dança
Arte do solipsismo
Agora expõe o desejo carnal
Que do incomunicável mortal faz perene
Ao reproduzi-lo em sua prole
E a sociedade assim perpetua-se
Pela força do amor

por Luis Fernando Franco Martins Ferreira, historiador e advogado.

LARS VON TRIER

“NINFOMANÍACA”, UM FILME SEM HISTÓRIA.


No filme “Ninfomaníaca”, de Lars von Trier, não há personagens, mas conceitos.

Com efeito, o duelo verbal entre Joe e Seligman reproduz a provecta ruptura filosófica entre corpo e alma, formulada já com rigor desde, pelo menos, a obra de Platão.

Tal cesura na Filosofia, cabe observar, mostrou-se muito fértil e duradoura, com desdobramentos na oposição entre aparência e essência, hedonismo e estoicismo, empirismo e racionalismo, existencialismo e estruturalismo, arte e ciência, enfim, entre o mundo dos sentidos e o mundo da inteligibilidade.

Mas tais dicotomias, a saber, tais conceitos antípodas e estanques passaram por uma rigorosa reavaliação por intermédio da dialética de Hegel e Marx, para os quais a inteligibilidade reside no tempo, quer dizer, no processo histórico.

Sucede, no entanto, que esses dois pensadores dialéticos somente consideraram a história da sociedade e ofuscaram, destarte, a história individual.

O indivíduo e sua história foram mais recentemente prestigiados em autores como Freud e Piaget, os quais perceberam e sistematizaram com nitidez a inteligibilidade do evolver temporal de cada ser humano.

Mas, retomando a película de Lars von Trier, impõe-se dizer que Joe e Seligman não têm história, não evoluem, pois a sexualidade da primeira é constante, homogênea e onipresente desde a infância até a velhice, ao passo que a do velho Seligman é nula desde sempre.

Assim, os personagens dissolvem-se em conceitos atemporais, na dicotomia entre corpo (Joe) e alma (Seligman), e perde-se qualquer inteligibilidade.

Cabe indagar: será que Von Trier preocupa-se com inteligibilidade? Creio que não, conquanto o cinema mostre a imagem no tempo, com abranger, portanto, sentido e processo. Logo, uma arte que poderia ensinar.

Por Luis Fernando Franco Martins Ferreira, historiador e advogado.

DAVID CRONENBERG

“COSMÓPOLIS”

Há uma certa ininteligibilidade no filme “Cosmópolis”, de David Cronenberg: conquanto o enredo exiba-se simples, até mesmo banal, os diálogos torrenciais entre as personagens, em forma quase sempre de turbilhões enumerativos de coisas e fatos desconexos, aparentam uma complexidade desumana.

Mas, afinal de contas, porque o bilionário especulador financeiro Eric Packer deseja coisas como a capela Rothko, ou um velho avião bombardeiro soviético, ou ainda experimentar sensações como tomar um choque elétrico quase mortal após o intercurso carnal com a mulher de seu empregado que ele depois assassina levianamente, ou ainda sentir a dor decorrente de um tiro na própria mão?

Só vejo uma explicação para tudo isso: existe um abismo intransponível entre o mundo sensível das necessidades humanas e o mundo abstrato da acumulação infinita de capital, sendo certo que este último excede exponencialmente aquilo de que um indivíduo precisa.

Com efeito, o capitalismo não se explicita nem se explica nas coisas ou fatos da vida, ele ostenta uma racionalidade própria e desumana que não se deixa apreender empiricamente. Mas Cronenberg não pretende explicar o capital com sua película, mas tão somente mostrar o abismo acima referido, e o faz com maestria.

Agora, capela Rothko? Sim, pois, como já se aventou amiúde, a pintura abstrata corresponde exatamente à época do capital abstrato, empiricamente insensível. Seria necessário ser autista para compreender a verdadeira natureza do capital?

por Luis Fernando Franco Martins Ferreira, historiador e advogado. 

HISTORIOGRAFIA

HIPÓTESES DE TRABALHO PARA UM ESTUDO DA REVOLUÇÃO INGLESA DO SÉCULO XVII.


No vertente bosquejo de comunicação, assumo conscientemente os riscos de ventilar algumas hipóteses de trabalho bastante singelas, e quiçá bem esquemáticas, sobre determinados aspectos da assim designada Revolução Inglesa do século XVII e seu coetâneo “Exército de Novo Tipo”, organizado por Oliver Cromwell.

De proêmio, faz-se mister alinhavar certas particularidades metodológicas deste esboço: a orientação aqui adotada pretende-se manifestamente marxista, conquanto não se mostre infensa a certa tendência teórica caudatária do funcionalismo sociológico.

Nesse panorama, colho do ensejo para exorar permissão ou vênia para reproduzir ipsis litteris uma contribuição metodológica bem conhecida do próprio Marx, que reputo axial nesta ocasião, inscrita na seção intitulada “O método da Economia Política”, por seu turno insculpida na “Introdução” aos famosos cadernos de apontamentos econômicos dos anos 1857-1858, publicados em Moscou no ano de 1939 sob o título de “Esboços dos Fundamentos da Crítica da Economia Política”, ou simplesmente Grundrisse, na língua alemã, como são mais amiúde suscitados.

Eis a dicção de tal citação, in verbis: “A sociedade burguesa é a organização histórica mais desenvolvida, mais diferenciada da produção. As categorias que exprimem suas relações, a compreensão de sua própria articulação, permitem penetrar na articulação e nas relações de produção de todas as formas de sociedade desaparecidas, sobre cujas ruínas e elementos se acha edificada, e cujos vestígios, não ultrapassados ainda, leva de arrastão desenvolvendo tudo que fora antes apenas indicado que toma assim toda a sua significação etc. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco. O que nas espécies animais inferiores indica uma forma superior não pode, ao contrário, ser compreendido senão quando se conhece a forma superior. A Economia burguesa fornece a chave da Economia da Antiguidade etc. Porém, não conforme o método dos economistas que fazem desaparecer todas as diferenças históricas e vêem a forma burguesa em todas as formas de sociedade. Pode-se compreender o tributo, o dízimo, quando se compreende a renda da terra. Mas não se deve identificá-los”

Tal excerto, como salta aos olhos, apresenta-se impregnado do jargão e da nomenclatura das ciências naturais, e não foi por acaso que Marx fez questão de encaminhar solenemente um exemplar da primeira edição de “O Capital” ao conspícuo naturalista Charles Darwin: as metodologias manuseadas pelos dois insignes autores do século XIX compartilham mais do que meras coincidências, parecendo lícito aventar uma forte equivalência entre as mesmas. Vale dizer que o materialismo histórico e a teoria da evolução das espécies ostentam mais do que meros pontos de contato, dês que guardam, com efeito, uma estreita simetria metodológica.

Nesse diapasão, impõe-se dessumir que adoto, aqui, metodologia francamente oitocentista, bastante inquinada de pretensões porventura cientificistas, hoje talvez em desuso, mas, como já advertido, ouso correr o riscos ínsitos a tal subscrição teórica e venho, por conseguinte, postular que a Inglaterra, berço da Revolução Industrial e país pioneiro da grande burguesia fabril - onde, aliás, os dois autores aludidos conceberam suas respectivas obras magnas – a Inglaterra pode esclarecer muito, também, acerca da política hodierna, de sorte que a investigação de seu século XVII, notadamente dos revolucionários anos 1640 a 1660, irradia luz intensa sobre as grandes tendências políticas encontradiças ainda hoje, máxime quanto às formas do Estado burguês.

Imperioso admitir que o festejado professor José Jobson de Andrade Arruda, desta universidade, já encetou estudo que julgo exauriente sobre as íntimas relações entre a Revolução Industrial dos setecentos e a assim designada Revolução Puritana do século anterior, esgrimindo inclusive a tese da continuidade entre ambas sob a denominação comum de “A grande revolução inglesa de 1640 a 1780”, com declinar prioritariamente os aspectos macroeconômicos de tal fenômeno britânico.

A pretensão, aqui, cinge-se aos aspectos mais especificamente políticos de tal processo, colimando desvendar em que medida a revolução inglesa do século XVII e o Exército de Novo Tipo de Oliver Cromwell prefiguram elementos do ulterior Estado já sob a égide da burguesia industrial britânica. Ora, se as formas políticas superiores revestem-se do condão de iluminar as vetustas estruturas de poder que as antecederam, não parece infundado supor, por ilação simétrica, que os pródromos, a saber, os primeiros ensaios ou simulacros da democracia de extração burguesa também esclarecem sobre os problemas políticos contemporâneos, raciocínio este que se nos antolha inclusive mais consentâneo com as matrizes do pensamento dialético.

Assentadas, pois, tais premissas metodológicas e teóricas, insta assinalar, ainda que de forma breve e em consonância com os modestos propósitos desta comunicação, as hipóteses de trabalho propriamente ditas e de antemão anunciadas.

Partimos então de um fato que reputamos irrefutável: o pioneirismo inglês quanto à irrupção da grande indústria fabril e o correspondente advento da novel classe social da grande burguesia industrial em solo britânico, ambos engendrados no cerne da Revolução Industrial do século XVIII.

Nesse passo, mister retroagir a época mais remota no tempo, notadamente a Idade Média na Europa ocidental, para haurirmos elementos histórico-comparativos em relação a nosso ponto de partida, e para tanto vamos nos socorrer em boa medida da distinção jurídica entre posse e propriedade aventada por juristas pandectistas alemães da cepa de Friedrich Carl von Savigny e Rudolf von Jhering.

Destarte, durante a época medieval no Ocidente, predomina aquilo que o historiador inglês Perry Anderson designa unidade orgânica da exploração econômica e coerção político-legal: sobre uma base de incipiente divisão social do trabalho, a classe proprietária da terra extrai o excedente econômico da classe trabalhadora camponesa mediante o recurso extra-econômico da violência direta sobre esta última, a qual, no entanto, mantém a posse direta dos meios de produção.

A nobreza medieval não guarda a posse direta da terra nem dirige diretamente o processo produtivo em um ambiente de divisão do trabalho pouco desenvolvida e prioritariamente voltado à produção de valores-de-uso, onde a forma mercadoria apenas esboça seus primeiros ensaios nas fímbrias do sistema.

A violência das armas da nobreza protege e garante a propriedade fundiária de tal classe, a qual não atua economicamente na produção direta da vida material da sociedade. Enfim, extração do excedente econômico e proteção da propriedade fundiária são exercidos mediante a violência das armas pela classe terratenente.

O Estado feudal, assim, coincide com a classe nobiliária armada, e não há notícia da formação de partidos políticos nos moldes modernos.

A função social da guerra medieval, conquanto pouco estudada pelos marxistas, talvez possa ser subsumida na necessidade de incremento do excedente econômico pela expansão territorial e seu consectário acréscimo do meio de produção por excelência em tal época, a saber, a propriedade fundiária.

Com o advento da burguesia industrial, enfim, rompe-se completamente tal unidade orgânica de política e economia: a classe capitalista fabril dirige efetivamente o processo produtivo e a atividade econômica, organizando a divisão do trabalho na fábrica e gerindo sua empresa no âmbito da divisão social e internacional do trabalho.

A extração do excedente econômico, a mais-valia, reveste-se de natureza puramente econômica, pois a burguesia industrial guarda a posse dos meios de produção, ao dirigir diretamente o processo produtivo. A proteção e garantia social da posse dos meios de produção de capital pela burguesia industrial, no entanto, realiza-se por meio de função diversa da direção da produção, vale dizer, diversa da posse do capital industrial: faz-se por meio da violência pública e estatal.

Posse e proteção da posse dos meios de produção passam a ser funções distintas, isto é, a extração econômica do excedente pela burguesia industrial distingue-se da proteção da propriedade do capital desta mesma burguesia pelas forças públicas do Estado: rompe-se então a identidade imediata entre Estado e classe dominante, característica do medievo ocidental.

Cumpre aduzir que tal Estado burocrático-militar, que se desincumbe da função de proteger e garantir socialmente, por intermédio das forças públicas, a posse e a propriedade do capital pela burguesia fabril, não foi inventado por esta classe social: historicamente, a burguesia industrial deparou-se, em seu nascedouro, com o já desenvolvido aparelho estatal burocrático-militar, radicado em arcabouço tributário-fiscal público distinto da renda feudal privada. A história da formação deste aparelho estatal remonta à denominada Idade Moderna, em que avulta a figura do Estado absolutista.

O que importa reter, por ora, é que a burguesia industrial, por seus próprios atributos, não se confunde com o Estado, como ocorria com a classe nobiliária armada. Mas ela necessita da proteção deste Estado para garantia social de sua posse e propriedade dos meios de produção. Ora, tal disparidade resolve-se mediante a consecução de representantes da burguesia industrial na direção deste aparelho burocrático-militar. Daí o conceito de “representação política” e de democracia representativa eminentemente burguesa.

Impende sedimentar que a direção do aparelho estatal e a direção do processo produtivo industrial consistem em funções socialmente distintas, ainda que um mesmo indivíduo possa desincumbir-se a um só tempo de ambas.

Para arregimentar seus virtuais representantes na direção do aparelho burocrático-militar do Estado, a burguesia industrial organiza-se em partidos políticos, instituições de conformação bastante recente e praticamente inexistentes em períodos anteriores à irrupção da democracia representativa de extração burguesa.

Asseveramos há pouco que a burguesia industrial não inventou o Estado burocrático-militar, com exército permanente e fundado em tributo nacional público, mas que, ao contrário, deparou-se historicamente com seus alicerces já devidamente delineados no Estado Absolutista ainda sob o pálio da nobreza. Foi esta classe social que, ao arrostar a tendência declinante de sua renda feudal, decorrente da tão paulatina quanto inexorável monetarização desta, tomou as rédeas da constituição do Estado Absolutista do Renascimento, ao menos na opinião de determinada cepa de historiadores, entre os quais se destaca o nome do já decantado Perry Anderson.

Todavia, este itinerário histórico parece ter sido percorrido mais emblematicamente no continente europeu do que na região insular britânica.

Com efeito, se o caso inglês oferta-nos o exemplo de Estado feudal mais politicamente coeso e centralizado, a ponto de ter investido militarmente no continente com uma pujança sem êmulos, como no caso da campanha da Guerra dos Cem Anos em território francês, o Estado Absolutista britânico, ao contrário, apresenta ao estudioso da história o molde mais desmilitarizado, burocraticamente rarefeito e menos longevo da Europa ocidental.

Basta observar que, enquanto a França já dispunha no século XVI de um imposto nacional (a talha) e um exército permanente (encetado com as compagnies d’ordonance), a Inglaterra somente viu nascer seus soldados profissionais no século XVII precisamente com o advento do Exército de Novo Tipo, ou New Model Army, radicado em imposto nacional sobre o consumo.

A explanação de tais idiossincrasias do caso britânico talvez consista na constatação de determinada cesura na classe nobre da Inglaterra.

Sem embargo, no curso do século XVI europeu, a revolução inflacionária dos preços, deflagrada pela vaga dos metais preciosos vindos de ultramar, provocou declínio relativo da renda feudal nobre. Na Inglaterra, a grande aristocracia do norte aferrou-se a suas tradições feudais e, durante a década de 1530, beneficiou-se de uma reforma administrativa empreendida pelos Tudor, por meio da qual parte de seus membros passou a ocupar cargos na nova estrutura burocrática constituída pelo Conselho Privado, pela Câmara Estrelada, pelo Tribunal de Alta Comissão e quejandos. Os Tudor mantinham tal aparato não com um tributo nacional à moda francesa, mas com a venda de monopólios sobre dados artigos e sobre o comércio exterior, bem assim com empréstimos compulsórios e confisco de terras eclesiásticas.

Mas no sul da Inglaterra uma pequena e progressista nobreza, a denominada gentry, não enveredou pelo parasitismo do Estado e passou a dedicar-se com mais vigor à produção de lã para a auspiciosa indústria de tecido voltada para o mercado interno e externo. Tal inserção da gentry no âmbito da circulação de mercadorias está na raiz dos famosos cercamentos, ou enclosures, tão ressaltados por Marx em O Capital. O entrelaçamento dos interesses econômicos dessa nobreza progressista do sul com a burguesia manufatureira e comercial afigura-se óbvio, até mesmo porquanto uma parcela de seus membros guardava origem burguesa, tendo ingressado na gentry mediante compra de terras confiscadas e títulos nobiliárquicos.

Os mencionados cercamentos típicos do século XVI são acompanhados na Inglaterra pela difusão coetânea da grande manufatura têxtil na zona rural, longe dos óbices à sua expansão inerentes aos rígidos regramentos das corporações de ofício das cidades maiores. Destarte, tal época viu medrar em solo britânico o assim denominado “sistema doméstico” de manufatura têxtil, ou putting-out system, revelador do vigor da indústria de tecidos de lã desse país.

A dinastia Stuart, como é cediço, procurou acentuar seus poderes e incrementar o parasitismo da grande aristocracia feudal do norte mediante uma série de medidas: extensão dos monopólios, inclusive para abroquelar os tecidos, no chamado projeto Cockayne; expansão dos empréstimos compulsórios; instituição de um imposto de caráter nacional, o designado ship money, que em 1637 John Hampden recusou-se a pagar e foi por isso exemplarmente punido, tornando-se uma espécie de mártir. Tais medidas funcionaram com estopim da crise entre a monarquia e o parlamento ingleses, no início da década de 1640, que culmina na deflagração da guerra civil em 1642.

A guerra civil inglesa de 1642 a 1649 demarca em campos opostos duas forças militares bastante representativas das duas tendências históricas em confronto numa época de transição do feudalismo para o capitalismo: de um lado a cavalaria realista organizada pela grande aristocracia de jaez feudal e, de outro, o Exército de Novo Tipo sob a batuta de Oliver Cromwell.

Ainda uma vez, volto a exorar concessão para reproduzir in verbis um excerto de obra historiográfica, desta feita um entrecho do historiador Christopher Hill acerca deste New Model Army.

Eis o que ele obtempera: “No sentido militar a guerra foi ganha pela artilharia (que só o dinheiro podia comprar) e pela cavalaria de Cromwell constituída por pequenos proprietários rurais. Sob o comando do Príncipe Rupert, os cavaleiros realistas atacaram com energia e destemor, mas eram completamente indisciplinados e desintegraram-se para se entregarem à pilhagem logo após o primeiro ataque. Na guerra como na paz, a pequena nobreza feudal não podia resistir à perspectiva de saquear. Ao contrário, a disciplina dos cavaleiros mais humildes de Cromwell não tinha falhas, porque era auto-imposta. Graças à absoluta liberdade de discussão existente no exército, ‘sabiam pelo que lutavam e amavam o que sabiam’. Assim, atacavam na altura devida, só fazendo fogo no último momento, voltavam a formar e a atacar, até o inimigo ser vencido. As lutas do Parlamento foram ganhas devido à disciplina, unidade e elevada consciência política das massas organizadas no Novo Exército Modelo. Uma vez devidamente organizado e pago com regularidade, dotado de um comissariado e de técnicas eficientes, e com Cromwell nomeado chefe indispensável, o Novo Exército Modelo avançava rapidamente para a vitória, e os Realistas foram definitivamente derrotados em Naseby (1645)”

Com a promoção interna por merecimento e não por nascença, profissionalizado e sustentado regularmente por novo imposto nacional incidente sobre o consumo e aberto à livre discussão e dabates entre seus membros para definição dos objetivos bélicos e da disciplina de caserna, o exército de novo tipo de Cromwell é de fato o embrião do novo Estado democrático de extração burguesa: ele traz em seu âmago elementos de uma nova sociedade burguesa e industrial em gestação, representada pela gentry associada aos setores ligados à manufatura têxtil.

Ao contrário do que se verificou no continente, a burguesia insular inglesa não se deparou historicamente com um grande Estado burocrático-militar já devidamente estabelecido e impermeável à sua influência, como sucedeu, verbi gratia, na França. A ela própria coube a tarefa histórica de constituir o exército permanente de um Estado já poroso à sua ingerência e direção por intermédio de institutos da democracia representativa.

Não por acaso, na esteira deste Exército de Novo Tipo e do Parlamento revolucionário constituíram-se verdadeiros proto-partidos políticos que emulavam pelo controle e direção do novo Estado que se anunciava. Os realistas, os presbiterianos, os independentes, os levellers, os diggers e outros tantos grupos ulteriores, como os ranters e os seekers, podem ser subsumidos na categoria histórica de embriões dos hodiernos partidos políticos institucionalmente vinculados à democracia representativa burguesa. A importante agremiação dos levellers, por exemplo, esgrimia uma democracia representativa radical para a época, brandindo o voto universal masculino nas eleições parlamentares.

Enfim, à guisa de conclusão, sustentaríamos que o Exército de Novo Tipo consistiu, durante a guerra civil inglesa, no embrião da novo Estado democrático-representativo britânico, guardando em seu bojo ou sob sua influência inclusive os germes dos futuros partidos políticos devidamente institucionalizados.

Estas são as ligeiras hipóteses de trabalho que pretendíamos suscitar. Obviamente, sua conformidade interpretativa está sujeita à verificação de estudos empíricos mais aprofundados. Mas, de qualquer maneira, ei-las lançadas ao vento.

Luis Fernando Franco Martins Ferreira, historiador e advogado, procurador federal da Advocacia-Geral da União, é graduado em história pela USP e em direito pela Universidade Mackenzie.

MICHELANGELO ANTONIONI

A DEPRESSÃO MEDICADA DE MICHELANGELO ANTONIONI


Em determinada cena de seu filme “O deserto vermelho”, Michelangelo Antonioni alude ao giroscópio, artifício que permite às embarcações e aeronaves uma navegação linear e equilibrada em meio às oscilações e turbulências do meio circundante. À serotonina cumpre função análoga nos humanos, afastando a bipolaridade maníaco-depressiva que obsta a consecução de uma vida linear e equilibrada diante de padrões socialmente aceitos: à sua disfunção, contudo, a medicina opôs os artifícios psicotrópicos antidepressivos ou moderadores de humor.

Mas a depressão consiste em fenômeno bioquímico ou social? Ou ambos? Antonioni propõe questões desse jaez na película já mencionada, um filme predominantemente cinzento e frugalmente aspergido de cores artificialmente vivas, em que a protagonista luta entre momentos de relativo equilíbrio psíquico em meio ao predomínio do estado depressivo, logo após ter emergido de uma crise pontuada de tentativa de suicídio. A narrativa da obra, desprovida de linearidade, segue curso cambaleante entre diálogos ora profundos e plenos de significados, ora ostensivamente banais e desconexos.

Ora, se parece procedente que o indivíduo deprimido tende a enxergar a realidade sob prisma patologicamente cinzento e destituído de interesse e cores, não se exibe menos verdadeiro que a realidade pode ostentar de fato tal aspecto, fomentando a depressão ou a bipolaridade onde ela se apresenta potencial ou incubada.

Exímio cineasta que é, Antonioni provoca-nos ao mostrar em seu filme uma realidade filtrada por lentes deprimidas conquanto medicadas, mas tal realidade existe de fato.

Por Luis Fernando Franco Martins Ferreira, historiador e advogado.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

SALOMÉ ADORMECIDA

DOIS PESADELOS DE SALOMÉ EM NOITE DE LUA CHEIA

(por Luis Fernando Franco Martins Ferreira, historiador e advogado)


Lou Andreas-Salomé, então sexagenária, adormeceu sob um luar desfocado que penetrava em seu quarto pela janela escancarada em uma noite de verão escaldante. Não tardou muito para que sua mente, já embalada pelo poder morfético, inaugurasse um complexo jogo de tramas agourentas provocadoras de estremecimentos involuntários que, contudo, não a despertavam.

*

O pequeno séquito dos epígonos de Sócrates, dentre eles o poeta Meleto, avançava lentamente pelas ruas de Atenas quando o mestre fez um abrupto gesto para deter a deambulação, pois estavam diante de uma majestosa estátua de mármore do deus Apolo, e então ele encetou seu discurso, dirigindo-lhes a palavra.

“Cidadãos, examinem detidamente esta escultura de mármore e revelem-me em seguida qual a origem do prazer estético por ela engendrado”

“Sua beleza”, responderam.

“Mas a beleza origina-se nos olhos ou no intelecto?”, provocou Sócrates.

“Nos olhos, que nos dota de visão”, apostaram.

“E a visão não nos mostra precisamente que a beleza da figura em mármore reside nas simetrias e nas proporções harmoniosas lapidadas pelo artista? Logo, o artista não se valeu da ciência dos geômetras para esculpir esta bela imagem?”, redarguiu o mestre.

Todos aquiesceram.

“Ora, então é mister avençar que a origem da beleza da imagem está no intelecto, porquanto a geometria é uma atividade eminentemente intelectual, do que se dessume restar em nossa alma, e não no corpo, o prazer estético, com culminar evidente, mais uma vez, que a ideia precede a matéria”, concluiu o sábio.

Meleto ouvia aquela preleção silenciosamente, sem conceber, todavia, como o deus Apolo podia ser reduzido a uma equação matemática.

*

O carteiro bateu na porta de Lou Andreas-Salomé portando um pacote amarrado em cordões, e ela incontinenti desfez os nós respectivos para então descortinar uma volumosa resma de cartas manuscritas que a tomaram de sobressalto, pois reconhecia aquela caligrafia.

Não havia dúvida, cuidava-se de um conjunto muito antigo de missivas escritas por Friedrich Nietzsche e endereçadas ao também filósofo Paul Rée.

*

Em dado momento, enquanto o séquito prosseguia sua marcha, Meleto e Sócrates destacaram-se dos demais e ficaram a sós na retaguarda, quando então o poeta pegou delicadamente no antebraço do filósofo, paralisando-o, para em seguida tomar-lhe o tronco em virtuoso amplexo. Beijou a fronte do mestre da maiêutica e deslizou seus lábios para baixo até que eles encontrassem e tocassem suavemente a boca entreaberta de Sócrates, que o repeliu com desenvoltura, mas sem violência, dizendo simplesmente: “Não”

*

Obcecada com o que tinha em mãos, Lou Andreas-Salomé passou a ler sofregamente aqueles manuscritos que, a certa altura, passaram a descrever com minúcias uma paixão arrebatadora, quase patológica, de Friedrich Nietzsche por seu amigo Paul Rée.

*

Acontecia um animado festim dedicado ao deus Dioniso na casa de um famoso político ateniense, fartamente abastecido de comida e vinho, bem assim acompanhado de músicos e dançarinas para alegrar o ambiente, quando a certa altura Sócrates, um dos convidados, passou a discorrer para um pequeno grupo, Meleto e Platão inclusos, sobre a natureza do amor.

Na acepção socrática exposta na ocasião, derivada das ideias de uma certa Diotima de Mantineia, o amor somente deseja aquilo de que carece, de tal sorte que, para atingir a plenitude do amor e alcançar o belo em si mesmo, o cidadão deve agir como se fora um asceta, sem jamais apropriar-se verdadeiramente do objeto amado.

Tal concepção agradou a Meleto, o qual já provara outrora do gosto amargo do desejo frustrado, e ele em seguida mergulhou a fundo na embriaguez etílica que o banquete proporcionava, dançando e cantando desajeitadamente.

Foi então que Meleto, ao adentrar o pátio interno da casa, em que se divisava uma fonte central com a estátua do deus Dioniso, presenciou uma cena desconcertante que acontecia em um dos cantos do lugar.

Conquanto embriagado, o poeta ficou em silêncio e à espreita, conseguindo distinguir um casal que se abraçava e se beijava apaixonada e ardentemente.

Demais disso, foi capaz de identificar os amantes. A cena era na verdade protagonizada por Sócrates e seu dileto discípulo Platão.

O sangue que lhe corria nas veias ferveu e Meleto, evitando uma síncope, apoiou-se em uma coluna para não tombar, tão opressora foi a imagem que se lhe ofereceu aos olhos.

*

Em uma das missivas agora em poder de Lou Andreas-Salomé, constava uma desesperada reclamação de Nietzsche contra Paul Rée, o qual, assim parecia, repudiara veementemente as declarações de amor do primeiro, chegando mesmo a humilhá-lo sem piedade, com tripudiar ignominiosamente de sua paixão e mesmo de seu intelecto doentiamente narcisista. Rée teria declarado, outrossim, que todo o seu desejo e amor eram dirigidos a Lou Andreas-Salomé, por quem estava disposto a morrer.

*

Meleto denunciou Sócrates às autoridades atenienses, com acusá-lo de corromper a juventude da cidade e desrespeitar os deuses do Olimpo.

O filósofo maiêutico foi condenado à morte, e expirou ingerindo a cicuta.

Platão fez aflorar a público a trama lúgubre forjada por Meleto, o qual foi então banido de Atenas e posteriormente apedrejado até os estertores.

*

A derradeira missiva manuscrita por Nietzsche abordava seu ardil contra o insensível Paul Rée: o filósofo de Röcken pediria a mão de Lou Andreas-Salomé em casamento para enterrar de vez quaisquer pretensões de Rée quanto a ela. Uma vingança com sabor de fel.

*

A sexagenária senhora despertou no meio da noite em completo estado de terror, mas sossegou paulatinamente ao recobrar o sentido da realidade.

Estava feliz por ter recusado a oferta nupcial de Nietzsche no passado, seja lá o que tal atitude tenha de fato significado.

ANGELOPOULOS E KUROSAWA

O artista e o filósofo

Recentemente assisti a dois ótimos filmes coevos, de diretores bastante representativos de seus respectivos países, a saber, “Sonhos” do japonês Akira Kurosawa, realizado em 1990, e “Paisagem na neblina”, do grego Theodoros Angelopoulos, concluído em 1988.

São duas magníficas obras de estéticas antípodas, que descortinam o Kurosawa artista plástico e o Angelopoulos filósofo.

Decerto, “Paisagem na neblina” desvela-se uma película abstrata, com colorido quase reduzido a matizes de cinza, em que duas crianças irmãs perseguem em vão e obstinadamente por um pai que, supostamente residente na Alemanha, na verdade existe apenas em suas fantasias inculcadas pela mãe. Predominam nas cenas do filme o tempo frio, chuvoso e sujeito a nevascas, com um céu de cinzento invernal. Os liames entre as diferentes tomadas são tênues, e cada parte do filme funciona como uma mônada de significado, de tal sorte que o tempo da película transcorre isento de um fio condutor apto a conferir sentido homogêneo ao evolver como um todo. As circunvoluções das crianças, que não levam a lugar nenhum, podem então ser caracterizadas como metáforas da busca pelo sentido da existência do mundo, pelo pai divino capaz de atribuir inteligibilidade ao decurso dos dias, questões que, para Angelopoulos, o cinema não pode alcançar, malgrado exiba, com a cena em movimento, um simulacro do tempo: aqui merece destaque a tomada em que um dos personagens recolhe do lixo um fragmento de película de filme em branco, vale dizer, em que a câmera nada capturou. São questões, sem embargo, afetas aos filósofos, inclusive quanto às veleidades metalinguísticas.

Já “Sonhos”, de Akira Kurosawa, deveria intitular-se “Cores”, dada a profusão e a exuberância do colorido das imagens. É obra de artista plástico, que não colima o sentido do universo, mas o contempla na opulência da natureza, em sua beleza sempre retratada através do filtro do sol radiante de verão. Ecologicamente correto, o filme retrata o tempo cinzento e a paisagem devastada apenas como contrastes, quer dizer, para opor a insanidade bélica e nuclear à formosura da natureza. Kurosawa opõe assim o cientista nuclear ao artista plástico (Van Gogh), que manipulam as cores de formas antinômicas: o primeiro conhece bem as diferentes cores emanadas dos isótopos radiativos, usados para destruição em massa; Van Gogh, por seu turno, também maneja artificialmente em suas telas as cores do mundo, mas não para aniquilá-lo e poluí-lo, mas para torná-lo ainda mais bonito e harmonioso. Avulta em impacto a cena da película em que seres humanos mutantes, transformados em ogros de chifres, contorcem-se em dores lancinantes, gritando ao redor de poças de água de cor avermelhada pela contaminação nuclear.

Cineasta artista plástico, Kurosawa encontra, todavia, o cineasta filósofo Angelopoulos na destreza com que os dois conduzem a magia da sétima arte: eu, particularmente, fico com ambos.

Autor: Luis Fernando Franco Martins Ferreira, historiador e advogado

terça-feira, 13 de maio de 2014

MEMÓRIAS

O COLÓQUIO DAS PEDRAS

(por Luis Fernando Franco Martins Ferreira, historiador e advogado)

Acredito piamente que poucas crianças tiveram, como eu tive, o exuberante privilégio de conviver com um amoroso e longevo avô versado nas artes do ilusionismo mágico e da ventriloquia, mas tal universo é decerto ainda mais restrito se o ascendente nasceu em um logradouro completamente envolto em histórias místicas e assombradas como a região das cidades barrocas do sul de Minas Gerais.

Eu ostentava já meus sete ou oito anos de idade quando, nas férias, fui conduzido por meus pais a visitar pela primeira vez essa região encantada do Brasil, e não poderia ter antes imaginado que tal experiência lograria escavar sulcos indelevelmente profundos na tábua rasa da minha então incipiente personalidade.

Elegeu-se como parada inicial da viagem, naturalmente, a cidade de São João del-Rei, berço de meu avô, onde ficamos hospedados por dois ou três dias na casa de sua vetusta prima de alcunha Sinhana, uma senhora robusta e de temperamento marcante que lutara com seu falecido marido nas campanhas da Revolução de 1932, sendo interessante notar que a modesta mas bem cuidada residência situava-se significativamente defronte uma praça onde repousava orgulhosa uma belíssima peça de artilharia antiga esculpida em metal já então oxidado. O problema axial consistia, entretanto, no fato de que aquela anciã de gestos largos e impetuosos metia-me um medo incontornável, parecendo-me verossímil que ela pudesse, em sua epidérmica loucura, golpear-nos sorrateiramente durante o sono noturno com a velha espingarda que mantinha guardada em casa, de tal sorte que as noites passadas naquela assustadoramente provecta cidade foram para mim de vigília e insônia.

Nada obstante, os passeios diurnos que empreendemos durante tal estada em São João del-Rei mostraram-se bastante animados e, diria mesmo, de uma inolvidável magia, máxime nas visitas aos antigos amigos de infância de meu avô, que nos acompanhava nessa viagem e desempenhava o importante papel de anfitrião e cicerone.

De proêmio, visitamos o solar dos Viegas, uma mansão em estilo arquitetônico colonial e de chão feito de longuíssimas tábuas de madeira que rangiam solenemente sob a pressão de nossos passos, cujo antigo dono e patriarca da família, José Viegas, inventara e patenteara um tinteiro que evitava o derramamento de seu conteúdo mesmo quando mantido aberto de cabeça para baixo. Sua quase centenária esposa, dona Celina Viegas, que fora professora de meu avô no primário e já não podia valer-se muito dos sentidos da audição e da visão, vencia airosamente a cegueira com os dedos finos por meio dos quais tateava e tramava magníficas e opulentas colchas de crochet.

Depois visitamos o senhor Guerra, que mantinha com galhardia o único cinema da cidade, bem como o senhor Lauro Novais, morador do pioneiro prédio com elevador do lugar e cujo misterioso e recluso filho não aparecia para ninguém que chegasse em sua casa.

Por derradeiro, fomos reconhecer, no passeio mais emocionante, o teatro municipal de São João del-Rei, onde outrora minha mãe, quando ainda criança, desincumbira-se como bailarina de personagem característico da obra “O quebra-nozes” de Tchaikovsky. Ela contou-nos que o frio na ocasião era intenso e a roupa muito apertada, o que não a impediu, porém, de desenvolver com majestade uma coreografia em que botões de rosa desabrochavam ao suave toque da vara de condão por ela manejada. A fotografia desse evento, com minha mãe posando com roupa e sapatilhas de balé, é desses ícones constitutivos do imaginário perene de uma pessoa.

Mas embrenhamo-nos também nas variegadas igrejas do período colonial, componentes do cenário de arraigado catolicismo que caracteriza a cidade e seu povo, quando então tive a oportunidade de travar contato inicial com o nome de Antônio Francisco da Costa Lisboa, vulgo Aleijadinho, sem embargo o mais notável artista do barroco mineiro e quiçá mundial, cujo templo dedicado a São Francisco de Assis, máxime o retábulo de sua capela-mor, com seus detalhes retorcidos banhados em ouro, exibe a aptidão francamente sobrenatural de conduzir-nos diretamente ao céu. Foi aí que eu privei com Deus por vez primeira, foi então que eu conheci e provei os consectários do poder inebriante da religião católica, tão exaltados naquela obra-prima da arte tipicamente barroca, cujo caráter foi rigorosamente escrutinado pelo filósofo Gilles Deleuze ao investigar o pensamento de Leibniz no inspirado livro intitulado “A dobra”.

Essa comoção sobrenatural ínsita ao barroco mineiro eu experimentei novamente durante a procissão pelos grandes portais representativos dos passos da Paixão de Cristo, característica das festividades que inescapavelmente acompanham a Semana Santa em São João del-Rei, sendo certo suscitar que, para uma criança de sete anos de idade, tal turbilhão emocional faz impregnar durante muito tempo, senão permanentemente, a religião no mais recôndito e inexpugnável canto de seu átrio esquerdo.

E eu retornei ao céu alguns dias mais tarde, diante dos doze profetas bíblicos, em pedra-sabão, esculpidos pelo mesmo Aleijadinho para compor o proscênio do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos na cidade de Congonhas do Campo, distante alguns quilômetros de São João.

Tão vívida e impressionante foi a experiência de conhecer esse Santuário e suas estátuas fulgurantes que, quando retornamos à noite para o hotel de Congonhas onde fincamos hospedagem, eu fui inexoravelmente compelido a desenhar de memória a assombrosa figura do profeta Daniel afagando o nefasto leão em seu entorno. Tinha sido demasiada aquela visita, comovera-me até às lágrimas, pois eu não imaginava que se pudesse conceber e extrair tamanha beleza de pedra bruta. Eu desenhei o profeta Daniel segundo Aleijadinho porque qualquer tentativa de verbalizar a emoção seria ociosamente malograda, e em dado momento dei-me conta de que especulava de forma solitária e em silêncio se Deus poderia conferir vida àquela escultura, dotando-a de alma e fala.

Eu pensei com minha lógica pueril que, se meu avô, mero mortal, podia de certo modo atribuir vida a seus bonecos de madeira pela ventriloquia, concedendo-lhes movimento e fala, então o onipotente Deus seria capaz de fazer viverem as esculturas de pedra-sabão, que é material mais duro, e portanto mais impermeável à penetração da alma do que a madeira. Seria uma mera questão de fazer soprar o Verbo Divino naquelas estátuas.

Muito mais tarde, quando meu avô, aos noventa e quatro anos de idade, despediu-se deste mundo, eu fui contemplado com seu legado mais interessante, consistente em dois bonecos de madeira para ventriloquia e um desconhecido livro antigo.

Os bonecos eram meus velhos conhecidos, os quais tinham, em suas longas carreiras de encantamento de milhares de crianças, logrado sucesso retumbante, mas já estavam aposentados há algum tempo, conquanto em perfeito estado de conservação. O primeiro deles respondia pelo apelido de Peleco, e mimetizava um moleque afrodescendente de olhos esbugalhados e beiços proeminentes, enquanto o outro, de nome Nicolau, correspondia a uma cabeça perolizada de um velho de barbas brancas confinada em uma caixa preta quadrangular que abria e fechava na parte frontal. No meu sentir, cuidava-se de dois personagens comicamente míticos, o que pode lançar uma pequena ideia do regozijo que foi recebê-los como herança de um avô igualmente mitológico, conquanto de carne e osso.

A derradeira parte do legado veio-me na forma de um misterioso e velho livro editado ainda no século dezenove, em bom estado e de capa dura feita de couro, em cujo frontispício lia-se, em letras douradas, o instigante título “Breve relato dos colóquios entre o Aleijadinho das Minas Gerais e seus doze profetas de pedra-sabão”.

Estarrecido e atordoado na primeira vez que tive essa obra em minhas mãos, pus-me a compulsar seu conteúdo incontinenti, o qual versava sobre as conversas que, supostamente, o grande e deformado artista barroco mineiro mantinha com seus doze videntes de pedra durante as noites de lua cheia. Para meu espanto e surpresa, o colóquio inaugural do livro, de autoria desconhecida, era precisamente com a escultura do profeta Daniel.

“O rei babilônico Nabucodonosor sonhou com uma estátua e com uma árvore, e eu revelei-lhe os significados de tais visões, mas para você os significados são diversos”, disse o profeta Daniel feito de pedra, ao dirigir-se ao seu criador.

“Conte-me tudo, por favor ”, pediu Aleijadinho.

“A estátua de que lhe falei era resplandecente e feita de ouro, prata, bronze e ferro, mas os pés eram feios de uma mistura de barro e ferro. Uma pedra soltou-se espontaneamente da montanha e caiu sobre os pés da estátua, reduzindo-a a pó”, falou Daniel.

“Mas o que isso significa?”, indagou Aleijadinho.

“Você fez-me uma estátua de pedra, a mesma pedra que destruiu a estátua de pés de barro do rei babilônico, então o arrasador confunde-se com o arrasado, mas como eu sou feito de pedra, nada poderá destruir-me. No entanto, a pedra do sonho de Nabucodonosor transformou-se numa grande montanha, então eu voltarei um dia a ser parte das montanhas mineiras”, explicou Daniel.

“E a árvore?”, perguntou o artista.

“O anjo-vigia derrubou a imensa e frondosa árvore, cortou seus galhos, tirou as folhas e jogou fora as frutas, espantando os animais que estavam descansando na sua sombra e as aves que estavam nos seus galhos, sendo certo que o toco e as raízes remanescentes viraram um homem. Você é esse anjo-vigia que mata a árvore e com ela faz santos e messias inanimados”.

Anos mais tarde, fui revisitar Congonhas do Campo colimando falar com a estátua do profeta Daniel.

“Converse comigo, por favor”, exorei ao Daniel de pedra-sabão, numa noite fresca de lua cheia.

Mas ele jamais respondeu-me.

(dedico este conto à memória de meu avô Alcides Franco da Silva)