quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

OS TRÊS ASPECTOS DA MERCADORIA.

OS TRÊS ASPECTOS DA MERCADORIA: VALOR-DE-USO, VALOR E PREÇO.

Enquanto a divisão social do trabalho não se desenvolve plenamente, a forma mercadoria permanece incipiente e o produto social ainda se exibe como uma coleção de valores-de-uso que satisfazem diretamente as necessidades humanas.

Com a desinibição da divisão social do trabalho, a forma mercadoria eclode e, com ela, a dissociação entre seu valor-de-uso e seu valor tout court.

Todavia, a forma mercadoria, por ela mesma, não engendra ainda sua dissociação entre valor e preço, porquanto ainda subsiste certa coordenação entre oferta e procura, como o fazem, verbi gratia, instituições como as corporações de ofício medievais, atuantes a nível local, e, mais tarde, os Estados mercantilistas, atuantes a nível nacional.

A dissociação entre valor e preço da mercadoria eclode e exsurge com sua forma capital, quando há uma separação já bem desenvolta entre força-de-trabalho e meios de produção e entre oferta e procura de mercadorias.

(por LUIS FERNANDO FRANCO MARTINS FERREIRA)

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