OS TRÊS ASPECTOS DA MERCADORIA: VALOR-DE-USO, VALOR E PREÇO.
Enquanto a divisão social do trabalho não se desenvolve plenamente, a forma mercadoria permanece incipiente e o produto social ainda se exibe como uma coleção de valores-de-uso que satisfazem diretamente as necessidades humanas.
Com a desinibição da divisão social do trabalho, a forma mercadoria eclode e, com ela, a dissociação entre seu valor-de-uso e seu valor tout court.
Todavia, a forma mercadoria, por ela mesma, não engendra ainda sua dissociação entre valor e preço, porquanto ainda subsiste certa coordenação entre oferta e procura, como o fazem, verbi gratia, instituições como as corporações de ofício medievais, atuantes a nível local, e, mais tarde, os Estados mercantilistas, atuantes a nível nacional.
A dissociação entre valor e preço da mercadoria eclode e exsurge com sua forma capital, quando há uma separação já bem desenvolta entre força-de-trabalho e meios de produção e entre oferta e procura de mercadorias.
(por LUIS FERNANDO FRANCO MARTINS FERREIRA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário