domingo, 11 de março de 2018

APONTAMENTOS PARA UM PROJETO DE ESTUDO MATERIALISTA DA PSIQUE HUMANA

Há que se distinguir, no curso histórico da produção e reprodução da vida material da sociedade humana, o trabalho (atividade econômica) do sexo (reprodução sexual).

Nesse diapasão, a atividade econômica, eminentemente social ou coletiva, deve ser estudada consoante as ferramentas conceituais derivadas ou inspiradas nos ensinamentos de Jung e Piaget, notadamente - numa leitura livre de tais autores - o inconsciente coletivo, o indivíduo e o que denominarei "consciência coletiva" ou "razão", esta última relacionada à produção de conhecimento ou ciência.

Já o escrutínio da reprodução sexual, mais restrito aos indivíduos participantes do ato sexual e, portanto, sem o mesmo caráter social da atividade econômica, deve ser lastreado nos ensinamentos de Freud, notadamente as acepções de ego, superego e id. 

O aspecto dinâmico ou histórico do desenvolvimento diacrônico e o entrelaçamento das duas instâncias (trabalho e sexo) deve contar com o elenco conceitual e lógico-dialético do materialismo histórico, pioneiramente evidenciado na obra de Marx e Engels, notadamente em "A ideologia alemã".

Cuida-se de projeto aberto a contribuições de terceiros.

(por LUIS FERNANDO FRANCO MARTINS FERREIRA) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário